"O Património musical manuscrito da Biblioteca Municipal de Elvas anterior ao ano 1600 vai ser inventariado e digitalizado para assegurar a sua preservação e facilitar a consulta dos interessados, revelou uma vereadora da câmara municipal. Em declarações à agência Lusa, a vereadora Elsa Grilo considerou o processo como “extremamente importante para a preservação da cultura da região e do País”. “A Biblioteca Municipal de Elvas dispõe de um vasto conjunto de manuscritos de música de séculos passados, os quais estão sujeitos à deterioração provocada pelo tempo”, justificou, explicando que a inventariação e digitalização desse património foi decidida pela autarquia recentemente. O processo vai ser conduzido pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, visando que os documentos sejam “preservados, de uma forma mais duradoura, para as gerações futuras”, argumentou a vereadora.
Para Elsa Grilo, outra das vantagens do projecto assenta no facto de permitir uma consulta mais fácil dos documentos manuscritos, através dos meios informáticos, contribuindo para uma “maior difusão”. “Digitalizar todo esse património vai fazer com que potenciais investigadores possam consultá-lo mais facilmente e permitir até que a música escrita nos manuscritos possa ser tocada”, frisou. O património musical manuscrito da Biblioteca Municipal que vai ser digitalizado é anterior ao ano 1600, tendo a vereadora revelado que integra, por exemplo, um vasto conjunto de partituras de música antiga e uma série de livros de coro, em pergaminho e com iluminuras. “O processo vai arrancar já próximo mês e deverá estar concluído dentro de um ano, integrando-se num projecto mais vasto, que ascende a três milhões de euros, que implica a recuperação e completa reconstrução da Biblioteca Municipal de Elvas, que integrará a rede nacional de bibliotecas públicas”, afirmou."
Fonte do texto e imagem: O Primeiro de Janeiro - 06-08-006 Etiquetas: Acervo Documental, Bibliotecas Digitais e Virtuais |